Terça-Feira, 23 de Setembro 2014
 
 
 Dia 23 de Setembro comemora-se o Dia Nacional do Sorvete 
 

Este é o quinto ano consecutivo que é comemorado o Dia Nacional do Sorvete com objetivo de divulgar os benefícios nutritivos deste alimento e consolidar a data comemorativa ao Dia do Sorvete, instituída pela ABIS – Associação Brasileira das Industrias de Sorvete.

QUEM NÃO GOSTA DE TOMAR UM SORVETINHO, NÃO É MESMO?

O aumento da temperatura é um indício do término do inverno e da chegada da primavera, que começa no dia 23 de setembro. Com o início do calor típico da estação das flores, comemora-se também, nessa mesma data, o Dia do Sorvete. No Brasil, a sobremesa, uma das favoritas em dias de calor, é uma herança imperial apreciada pela corte de D. Pedro II.

Até por conta do clima tropical, o sorvete conquistou os brasileiros. As opções são muitas e para diferentes gostos e bolsos. De um simples e barato picolé na praia a um sofisticado e mais caro petit gateau em uma gelateria, a sobremesa é uma saborosa e refrescante opção para suceder uma refeição.

Sorvete faz bem para a saúde e pode ser consumido em todas as estações.

O sorvete é um alimento completo, rico em cálcio, proteínas, vitaminas e gorduras. “É ótimo, nutritivo e um dos alimentos mais completos que existem”, disse o infectologista Djalma Rodrigues Pinto Neto, da Clínica Cevaci, especializada em vacinação e campanhas contra a gripe.

O médico derruba o paradigma de que o produto faz mal para a saúde. “O fato de tomar sorvete não proporciona maior ou menor predisposição às doenças. O que causa gripes e infecções é entrar em contato com o vírus”, garantiu. “Inclusive há sorvetes apropriados para o inverno, com caldas de chocolate, e o petit gateau, que é muito gostoso”, concluiu.

 

SORVETE É MAIS QUE PRAZER

Recentemente um estudo em que ficou comprovado que o sorvete é um alimento completo, contendo proteínas, açúcares, gordura vegetal e/ou animal, vitaminas, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais numa nutrição balanceada.

Uma comparação com outros alimentos mostra que um sorvete possui menos calorias que um ovo frito ou um pão francês: enquanto 100 gramas de sorvete de creme possui 208 calorias, a mesma medida de pão francês tem 269 calorias e de ovo frito, 216.

O valor calórico dos sorvetes depende da sua composição, ou seja, das matérias primas utilizadas para sua fabricação. Um sorvete produzido com ovos ou leite fornecerá uma maior quantidade de proteína e gordura comparativamente a um sorvete que utiliza água. Por exemplo, em análises efetuadas a diversos sorvetes, verificou-se que 90 gramas de sorvete (peso médio por dose) podem fornecer entre 130 e 320kcal. Para estes valores contribuem principalmente o açúcar (25-59%) e a gordura (3-16%).

Os produtos à base de leite, como o sorvete, hoje são apontados como ingredientes funcionais, relacionados à saúde e são produtos de excelente qualidade nutricional e sensorial.

Os sorvetes também são uma excelente fonte de cálcio, pois podem atingir 135mg/100g. Isso é importante para as pessoas que por hábito, gosto ou intolerância à lactose, não ingerem os produtos lácteos na quantidade necessária. Em termos médios o consumo de 100g de sorvete contribui com cerca de 8 a 16% da dose diária recomendada de cálcio, um mineral essencial para a saúde de dentes e ossos, cujo consumo é importante tanto durante a infância e a adolescência, fases em que ocorrem os maiores ganhos de massa óssea como na vida adulta e maturidade, para manter essa estrutura óssea adquirida nas fases anteriores.

Os sorvetes associam prazer, conveniência, sabor, aspectos nutritivos e benefícios à saúde em uma boa medida. Em termos de conveniência e variedade, atendem todos os gostos e necessidades.